Balneário Camboriú recebe licença para aumento da faixa de areia

PUBLICADO: 27/04/2018 - 1:05 | ATUALIZADO: 30/04/2018 - 4:30

DA REDAÇÃO - PARA: DIÁRIO DO COTIDIANO | FALE CONOSCO

O governador Eduardo Pinho Moreira entrega em Balneário Camboriú nesta sexta-feira, 27, ao prefeito, Fabrício Oliveira, a Licença Ambiental Prévia para a obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central. A entrega do documento está marcada para as 14h30, no Atracadouro da Barra Sul, e terá a presença do ministro do Turismo Vinicius Lummertz.

A licença, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), é a primeira e mais complexa das três autorizações ambientais necessárias para a execução da obra de alargamento, que prevê um aumento de aproximadamente 60 metros a serem incorporados na faixa de areia ao longo de toda a extensão da praia.

Obra semelhante foi executada somente uma vez no Brasil, em Fortaleza. Para a emissão da licença a Comissão de Licenciamento Ambiental do IMA avaliou aspectos formais como documentação, audiência pública e estudo ambiental, aspectos técnicos que avaliam os meios físico, biótico e socioeconômico, e aspectos jurídicos. Técnicos do Instituto estiveram, inclusive, em Fortaleza para conhecer o projeto realizado na cidade.

Em Balneário Camboriú, a proposta de alimentação artificial da Praia Central inclui, além do alargamento, a revitalização da orla, com a implantação de calçadão, área de estacionamento, ciclovia e pista de corrida, rampas de acesso à praia, recomposição vegetal e construção de núcleos para comércio e serviços.

Desta forma, a Prefeitura de Balneário Camboriú deve conseguir minimizar problemas atuais como o sombreamento na praia devido aos prédios, os entraves da mobilidade urbana e o reduzido espaço ao longo da orla.

COMENTE SOBRE ESSA MATÉRIA

COMPARTILHE