58 mil ainda não tomaram vacina contra a gripe em Joinville

PUBLICADO: 18/05/2018 - 10:33 | ATUALIZADO: 18/05/2018 - 16:28

DA REDAÇÃO - PARA: DIÁRIO DO COTIDIANO | FALE CONOSCO

Na 20a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a meta da Secretaria da Saúde de Joinville é vacinar 137 mil pessoas do público alvo (veja abaixo). Porém, o relatório até a manhã desta sexta-feira, 18 de maio, indica que pouco mais da metade, 57,55%, recebeu sua dose de imunização. Ainda faltam ser vacinadas 58.152 pessoas.

Por isso, a Secretaria da Saúde reforça a importância das pessoas comparecerem a uma das 54 unidades de saúde, ou na Sala de Imunização da rua Abdon Batista. Também foi aberto um posto estratégico no Centreventos CAU Hansen, que funciona de segunda a sexta-feira, das 18 às 21 horas, exclusivamente para a campanha.

A enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Vera Milan,esclarece que a vacina deve ser feita preventivamente. “A vacina não é contra resfriado comum, mas contra as formas mais graves da gripe, que podem evoluir para pneumonia e até levar a óbito”, alerta. Adose leva de 2 a 3 semanas para ter efeito protetor.

Em 2018, a composição da vacina foi atualizada, acompanhando as mutações do vírus e traz as Cepas A-H1N1, A-H3N2 e o Tipo B. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 1o de junho.

Público-alvo

O público-alvo da campanha de vacinação são as crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde e portadores de doenças crônicas. Também devem ser imunizados professores da rede pública e particular, população indígena, indivíduos imunossuprimidos (como pacientes em tratamento contra o câncer), portadores de trissomias (como a síndrome de Down), pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

COMENTE SOBRE ESSA MATÉRIA

COMPARTILHE