Mobilização contra a hepatite ocorre nesta semana em Joinville, veja como participar

PUBLICADO: 25/07/2016 - 19:20 | ATUALIZADO: 27/07/2016 - 18:06

DE VICTOR HUGO - PARA: DIÁRIO DO COTIDIANO | FALE CONOSCO

Nos dias 28 e 29 de julho a Secretaria da Saúde de Joinville promove a Campanha Mundial Hepatite Zero. A ação, que também faz parte do mês estadual de mobilização contra a doença, será concentrada no pátio da Unidade Sanitária (rua Abdon Batista, 172), das 8 às 18h e contará com a parceria dos clubes Rotary da cidade de Joinville e da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH).

Durante os dois dias haverá orientações com profissionais de diversas áreas da Secretaria da Saúde e do Rotary. O objetivo é identificar os portadores de Hepatite C e o encaminhamento para o acompanhamento e tratamento adequado, se indicado, além da conscientização das formas de contágio da doença. A data se dá em alusão ao dia Mundial de Combate às Hepatites, comemorado no dia 28 de julho.

Serão realizados, também, testes rápidos contra hepatite C, possibilitando o encaminhamento correto num curto espaço de tempo. Os kits para os testes rápidos são fornecidos pelo ABPH, por intermédio dos clubes Rotary da cidade de Joinville, que também vão disponibilizar estrutura como tendas para a realização do evento. As pessoas que procurarem a Unidade Sanitária também poderão fazer os testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B. Os testes serão feitos em local privativo.

Juntamente com a ação na Unidade Sanitária, as 56 Unidades Básicas de Saúde também farão nos dias 28 e 29 de julho, os testes para a hepatite C, além dos testes para sífilis, HIV e hepatite B.