Joinville realiza 1º Encontro para falar sobre Síndrome de Down

PUBLICADO: 20/03/2018 - 21:23 | ATUALIZADO: 20/03/2018 - 21:23

DE VICTOR HUGO - PARA: DIÁRIO DO COTIDIANO | FALE CONOSCO

Para lembrar o dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, o Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial de Joinville (NAIPE) realizará o 1o Encontro sobre Síndrome de Down, nesta quarta-feira (21/03), das 8 às 12 horas, no auditório do Auditório do Grupo RED, que fica na rua Santa Catarina, 60, bairro Floresta. A expectativa é receber cerca de 150 pais de pacientes e profissionais da área.

A programação inclui um filme, e o depoimento da mãe de um paciente, que também é professora e especialista no assunto, Elisabete Augusta dos Reis Rodrigues. Ela é aluna de uma das principais referências quando o assunto é Síndrome de Down, o médico geneticista e pediatra, Zan Mustacchi. Após um café, “A importância da família no tratamento” será tratada em uma palestra com o médico pediatra do Naipe, Dr. Guilherme Roberto Colin, que também é especialista na alteração genética e aluno do Dr. Zan.


A expectativa do Naipe com o evento é aproximar ainda mais os pais do entendimento do quanto são importantes para que o desenvolvimento dos filhos aconteça. “Os pais precisam ser parceiros da terapia, darem continuidade aos estímulos realizando as atividades em casa. E precisam compreender cada pequeno avanço como uma conquista”, explica a coordenadora do Naipe, Simone Marcela Oliveira.

Atualmente, o Naipe atende cerca de 800 pacientes com Síndrome de Down.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.


COMENTE SOBRE ESSA MATÉRIA

COMPARTILHE