Museu de Arte de Joinville recebe exposição surrealista “Mitoplasmas”

PUBLICADO: 27/07/2018 - 16:18 | ATUALIZADO: 07/08/2018 - 22:34

DE VICTOR HUGO - PARA: DIÁRIO DO COTIDIANO | FALE CONOSCO

No dia 4 de agosto, às 10 horas, o Museu de Arte de Joinville (MAJ) estreia a exposição “Mitoplasmas”, assinada pelo artista plástico e ilustrador residente em Curitiba (PR), Rogério Borges.

Com peças criadas a partir da técnica francesa assemblage – que utiliza a colagem de objetos e materiais para obtenção de efeitos tridimensionais – a mostra reúne telas, onde pinturas feitas pelo artista e elementos externos se fundem com a aplicação de camadas de resina, dando origem a obras que impactam pela beleza e aparente desconexão, mas que remetem à realidade.

De acordo com Borges, “Mitoplasmas” reflete um período da sua vida marcado pela necessidade de autoexpressão: “Trabalhando há muitos anos como ilustrador para diversas editoras, sentia a necessidade de fazer um trabalho autoral. Queria expressar a mitologia pessoal, a inspiração misteriosa. As obras têm a ver com surrealismo, simbolismo metafísico que busca expressar o mistério de onde vem a vida”.

Com curadoria de Alena Marmo Jahn, será a primeira vez que dezenove quadros que compõem “Mitoplasmas” estarão reunidos em uma exposição individual de Borges, e deve atrair todos os tipos de público.

“Ao olhar para uma das obras, é possível descobrir muitas coisas acontecendo simultaneamente ao redor da imagem central. Pode-se fazer uma leitura mais densa, mas, ao mesmo tempo, os seres e bichos criam um link com o olhar das crianças”, explica o autor.

A exposição “Mitoplasmas” segue no MAJ (rua XV de Novembro, 1400 – América) até o dia 18 de novembro. O horário de funcionamento do museu é de terça a domingo, das 10 às 16 horas. Agendamento de grupos deve ser solicitado pelo e-mail [email protected] A visitação é gratuita.

Da Secom.

COMENTE SOBRE ESSA MATÉRIA

COMPARTILHE