Hospital São José de Joinville inaugura nova UTI e unidade de queimados

PUBLICADO: 08/08/2018 - 17:28 | ATUALIZADO: 08/08/2018 - 17:28

DE VICTOR HUGO - PARA: DIÁRIO DO COTIDIANO | FALE CONOSCO

A Prefeitura de Joinville entrega nesta quinta-feira (9), às 15 horas, as novas instalações da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) no Hospital São José, num investimento de R$ 2,8 milhões.
A cerimônia terá a presença do prefeito Udo Döhler e do governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira.

A nova UTI contará com 30 novos leitos de UTI, 16 a mais que a anterior e na UTQ serão seis novos leitos. Os recursos financeiros são provenientes da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Estado da Saúde. Novos equipamentos também serão instalados.

As obras de reforma, ampliação e adequação das novas unidades passam a atender no Complexo Emergencial Deputado Ulysses Guimarães (Cedug), ao lado do prédio central do Hospital São José.

Essas melhorias fazem parte de investimentos realizados no complexo hospitalar, que somam cerca de R$ 17 milhões, repassados pelo Governo do Estado, através de convênio com o Município.

Com as novas instalações, a UTI passa a ter novos equipamentos e um ambiente modernizado que atende às normas da Resolução de Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A nova UTQ vai contar com leitos também com o padrão exigido pela Anvisa. As obras dessa ala contemplam leitos de internação 1 e 2, conforto médico e recepção.

A Unidade de Terapia Intensiva e a Unidade de Tratamento de Queimados são equipadas com recursos tecnológicos e científicos de última geração. Essas unidades são as responsáveis por receber os pacientes criticamente enfermos que necessitam de um cuidado especializado com recursos humanos qualificados, que possibilitem eficácia e rapidez no atendimento do paciente grave.

“Além da ampliação dessas unidades, vamos poder garantir segurança aos pacientes, com leitos individualizados, de última geração, equipamentos modernos, que proporciona conforto aos familiares e aos servidores. Essas melhorias ampliam a qualidade do atendimento nos serviços de alta complexidade, que é o referencial do Hospital São José”, destaca o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.

As novas Instalações visam proporcionar condições de internar pacientes críticos em ambientes individuais conforme gravidade, faixa etária, patologia e requisitos de privacidade.

“Vamos contar com espaços individualizados, proporcionando privacidade ao paciente e família, conforto sonoro, controle de luminosidade, espaços para acolhimento familiar e controle de circulação de pessoas não credenciadas”, explica o diretor executivo do hospital, Douglas Calheiros Machado.

Todos os 30 leitos da nova UTI contam com monitorização contínua com centrais em cada Posto de Enfermagem, camas eletrônicas com controle de peso, respiradores pulmonares microprocessados, serviço de hemodiálise e toda estrutura física exigidas em Portarias Ministeriais.

Da Secom.

COMENTE SOBRE ESSA MATÉRIA

COMPARTILHE