Balneário Camboriú fecha chuveiros da praia por falta de chuvas

PUBLICADO: 12/12/2018 - 2:41 | ATUALIZADO: 06/02/2019 - 0:03

DA REDAÇÃO | FALE CONOSCO

O prefeito em exercício de Balneário Camboriú, Roberto Souza Junior, determinou, nesta terça-feira (11), o fechamento temporário dos chuveirinhos da Praia Central. O registro dos chuveiros só será reaberto assim que a situação do rio voltar a normalidade. A medida se deu em decorrência da situação de emergência do Rio Camboriú e a falta de chuva nos últimos dias. O último registro da régua da captação da Emasa é 97cm, sendo que o normal para o abastecimento é de 1,40m.

“A medida é preventiva e necessária. Fizemos uma reunião com a Emasa e essa decisão de fechar pelos próximos dias deverá ser revista conforme a situação climática. Nós estamos fazendo nossa parte, mas queremos que a comunidade também faça a sua, economizando água, evitado lavar calçadas e qualquer tipo de desperdício”, disse o prefeito em exercício Roberto Souza Junior.

Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água. Confira algumas dicas para economizar água:

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.