Polícia de Joinville (SC), investiga quadrilha que simulou roubo de carga

PUBLICADO: 13/02/2019 - 15:24 | ATUALIZADO: 29/03/2019 - 15:40

DA REDAÇÃO | FALE CONOSCO

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da DFRC/DEIC (Divisão de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais) deflagrou operação nas cidades de Araquari e Joinville contra grupo criminoso responsável pela subtração de uma carga de manganês.  Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos em desfavor de um dos integrantes da quadrilha.

A investigação apurou que em 14 de janeiro, R.M.C.F., motorista do caminhão, efetuou carregamento, na cidade de Joinville, de 25 toneladas de manganês metálico briquete.  O destino final da carga avaliada em R$ 400 mil era uma empresa sediada em Pindamonhangaba (SP).

No dia 17, R.M.C.F.  registrou na cidade de Guarulhos (SP) boletim de ocorrência narrando o roubo da carga. Alegou que durante a viagem foi abordado por criminosos que, mediante grave ameaça, o mantiveram em cárcere durante toda a madrugada.  A abordagem teria sido realizada na cidade de São Paulo, sendo abandonado ainda naquela cidade depois de horas de cárcere.

Os agentes da DFRC/DEIC identificaram que a carga de manganês sequer saiu do território catarinense. O motorista simulou o roubo e, em conluio com outros criminosos, subtraiu a carga.

Verificou-se ainda a participação de M.R.S., proprietário da empresa MRS Transportes Rodoviários, localizada em endereço fictício na cidade de Araquari. M.R.S. está foragido.

As investigações prosseguem para localizar e identificar os outros envolvidos que responderão pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa, receptação e falsa comunicação de crime.

A DFRC/DEIC conta com a colaboração da sociedade, denúncias e informações relacionadas a Roubos de Cargas podem ser enviadas para o e-mail roubosdecargas-deic@pc.sc.gov.br, telefone (48) 3665-9500 e pelo aplicativo WhatsApp (48) 98844-0011.