Desfile marca os 160 anos de Pirabeiraba com atrações

PUBLICADO: 10/04/2019 - 23:37 | ATUALIZADO: 10/04/2019 - 23:37

DA REDAÇÃO - PARA: DIÁRIO DO COTIDIANO | FALE CONOSCO

Resgatando a tradição dos desfiles comemorativos de Pirabeiraba, a Subprefeitura Distrital de Pirabeiraba realiza neste sábado (13) o desfile em comemoração aos 160 anos de fundação do distrito. Com início marcado para as 9 horas, a celebração reunirá 25 instituições que desfilarão com aproximadamente 1.000 pessoas, além de carros, tratores, caminhões e animais.

Para o evento, o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) vai fechar as ruas Conselheiro Pedreira (da esquina da Subprefeitura com o Posto Dibrape até o Residencial Bethesda), Pastor Dommel (até a esquina com a Caixa Econômica Federal) e 31 de Outubro, a partir das 7h30. A previsão é de que as vias sejam liberadas às 10h30, com o término do evento.

Dentre as instituições que participarão do desfile estão dez escolas da região (três estaduais e sete municipais), dois CEI’s, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar Rodoviária Estadual, 62º Batalhão de Infantaria, Sociedade Dona Francisca, Sociedade Rio da Prata, Sociedade Rio Bonito, Secretaria de Esportes (Sesporte), Instituição Bethesda, Rotary Club de Joinville e Pirabeiraba, Samu, Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Grupo Escoteiro de Pirabeiraba e, finalizando o desfile, o grupo da Stammtisch, festa que iniciará após o término do evento. Também estará presente o prefeito Udo Döhler.

História de Pirabeiraba:Fundada em 15 de abril de 1859, a região recebeu o nome de um dos rios que corta seu território, que significa “peixe brilhante” em tupi-guarani. Pirabeiraba, no entanto, não foi sempre conhecida por este nome.





Em março de 1858 foi iniciada a construção da grande Estrada da Serra, que depois seria chamada de Estrada Dona Francisca. Um ano depois, em março de 1859, chegou a Joinville o conselheiro Luiz Pedreira de Couto Ferraz, para inspecionar as obras. O conselheiro recebeu um lote de 500 braças na região e deu nome à localidade de Pedreira.

A troca do nome aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, pois uma vila do Estado de São Paulo também era chamada Pedreira e não queriam que as localidades fossem confundidas. A homenagem ao conselheiro, porém, ficou registrada no nome de uma das principais ruas do distrito, a rua Conselheiro Pedreira, onde acontecerá o desfile de sábado.

Atualmente, Pirabeiraba abrange as regiões de Rio Bonito, Dona Francisca, Quiriri, Rio do Júlio e Laranjeiras, com uma população de mais de 22 mil pessoas. O distrito preserva suas características rurais, com a produção agrícola e agropecuária unidas às belezas naturais desta região que enchem os olhos e atraem muitos visitantes.

Stammtisch: A 13ª Stammtisch de Pirabeiraba vai acontecer sábado (13) após o desfile. A festa, que também comemora o aniversário de Pirabeiraba, será realizada na rua Presidente Vargas, no centro de Pirabeiraba. A via ficará fechada até as 16 horas. Ao todo, 30 barracas vão servir cervejas, chops, além de alimentos de produção local. O evento também conta com as bandas “Os Veteranos” e “Rothenburg”.


DEIXE SEU COMENTÁRIO...