6º Mamaço celebra semana mundial do aleitamento materno em Joinville

PUBLICADO: 29/07/2019 - 19:34 | ATUALIZADO: 29/07/2019 - 19:35

DA REDAÇÃO | FALE CONOSCO

No próximo sábado (3/8), a partir das 9 horas, nos jardins do Museu de Arte de Joinville acontece o 6º Mamaço, em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada de 1o a 7 de agosto.

O evento é gratuito, aberto ao público e realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES).

Neste ano, a Semana traz como tema “Empoderar mães e país – Favorecer amamentação”, e tem como objetivo chamar a atenção e mostrar à sociedade a importância do aleitamento materno, que ele seja protegido e que a mulher conte com a ajuda das pessoas mais próximas, enquanto amamenta.

A mulher não amamenta sozinha, precisa de uma rede de apoio. Quando ela ganha bebê recebe incentivo para que amamente. No hospital está em um ambiente adequado e com ajuda dos profissionais, mas em casa estão os outros filhos para atender, a casa para cuidar, outras responsabilidades. Além da questão hormonal e da dedicação ao bebê. Queremos sensibilizar outros profissionais a acolherem a mulher e que as pessoas da sua rede de apoio ajudem, por exemplo, com tarefas da casa ou com os outros filhos”, afirma a nutricionista da SES, Janine Guimarães.

E ela completa: “No Brasil, uma em cada quatro mulheres tem depressão pós-parto. Esse dado é negligenciado até pelos profissionais de saúde. Amamentar às vezes dói e nem sempre o bebê consegue pegar o peito de forma correta. O olhar de outras pessoas para a mulher que amamenta é muito importante”.

Além de incentivar e democratizar a amamentação, o 6º Mamaço terá a participação de diversos parceiros e atividades para a família.

Durante o evento, profissionais da Rede Amamenta e Alimenta da SES estarão presentes oferecendo orientações sobre aleitamento materno e introdução à alimentação complementar. O grupo conta, atualmente, com 21 tutores que desenvolvem ações de multiplicação de conhecimento, em suas Unidades de atendimento.

A programação do 6º Mamaço também terá programação especial para as mamães, como oficina de sling, roda de conversa, aula de sling dance e apresentação de teatro.

Haverá, ainda, comercialização de papinhas naturais e fraldas ecológicas.

E Janine comemora: “Teremos a participação de muitos parceiros no 6º Mamaço. Em Joinville, temos cada vez mais empresas e setores comprometidos com o tema aleitamento materno e isso é muito positivo para a cidade”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Serviço: 6º Mamaço

Quando: 3 de agosto – Sábado

Local: Jardins do Museu de Arte de Joinville – MAJ – Rua XV de Novembro, 1400 – América

Entrada gratuita



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.