Diário do Cotidiano | Princípios editoriais
O DC – DIÁRIO DO COTIDIANO, foi criando originalmente no ano de 18 de novembro de 2010, com o propósito de levar até o usuário a informação mais relevante. Nosso site busca as informações de interesse público em sites governamentais, em denúncias e sugestões de leitores, e também em fontes próprias.
A ética jornalística é o conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo do DC – Diário do Cotidiano. Ela se refere à conduta desejável esperada do profissional. Portanto, não deve ser confundida com a deontologia jornalística ligada à deôntica. A deontologia se refere a uma série de obrigações e deveres que regem a profissão. Embora geralmente não institucionalizadas pelo Estado, as normas da ética jornalística são consolidadas em códigos de ética que variam de acordo com cada país.
Atualmente, o jornalismo oscila entre a imagem romântica de árbitro social e porta-voz da opinião pública e a de empresa comercial sem escrúpulos que recorre a qualquer meio para chamar a atenção e multiplicar suas vendas, sobretudo com a intromissão em vidas privadas e a dimensão exagerada concedida a notícias escandalosas e policiais.
Jornalismo é também definido como “a técnica de transmissão de informações a um público cujos componentes não são antecipadamente conhecidos”. Este particular diferencia o jornalismo das demais formas de comunicação. Atualmente, o termo “jornalismo” faz referência a todas as formas de comunicação pública de notícias e seus comentários e interpretações.
O tipo de jornalismo de ética duvidosa ou contestável é chamado de imprensa marrom.